Dedico este espaço à reflexão sobre a prática de Performance em caráter de Oficinas/workshops/laboratórios.
Ilhas de contágio na cidade, criação e aprendizagem.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
T.ANGEL
performer e historiador graduado pelo Centro Universitário FIEO, SP. realizou a pesquisa A modificação Corporal no Brasil – 1980-1990, onde buscou compreender historicamente a “construção” do corpo através das modificações corporais – tatuagem, piercing, escarificação, implante, dentre outras técnicas – na contemporaneidade da sociedade brasileira.
2014
‘Corpos Ilimitados e alguns estudos sobre a Performance Art’
Dia: 1 de junho de 2014
Horário: 11:00 às 17:00
Local: Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP
Oficina teórico-prática ministrada pelo historiador e performer T. Angel, integrando com a exibição de vídeos a primeira edição do evento Metamorfose ambulante, com o objetivo de estimular o diálogo sobre os diferentes usos do corpo na contemporaneidade. Tanto a oficina como as exibições e debate são gratuitos, mas reservados a pessoas com mais de 18 anos.
“fomentar e promover reflexões acerca do corpo na arte contemporânea e sobre a questão da body art e body modification dentro da performance, discutindo artistas, passagens históricas e os (rompimentos de) limites sugeridos pelas práticas”
Fotos de Priscila Nunes e Júlio Razec
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MICHEL GROISMAN
nasceu em 1972, no Rio de Janeiro, onde reside e trabalha. O artista desenvolve uma obra que integra arte visual e jogos corporais,desenvolvendo equipamentos para serem utilizados com o corpo em performances, jogos e propostas interativas com o público. Recebeu o apoio de diferentes bolsas de pesquisa: RioArte (2004), Vitae (2002) e Uniarte da Faperj (2000), assim como do Programa Rumos Artes Visuais (1999) e Rumos Dança (2009). Foi premiado no 8º Salão da Bahia (2001) com o Prêmio “O Artista Pesquisador” do MAC de Niterói (2001), e nomeado para o Prêmio Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative (2007).
nasceu em 1972, no Rio de Janeiro, onde reside e trabalha. O artista desenvolve uma obra que integra arte visual e jogos corporais,desenvolvendo equipamentos para serem utilizados com o corpo em performances, jogos e propostas interativas com o público. Recebeu o apoio de diferentes bolsas de pesquisa: RioArte (2004), Vitae (2002) e Uniarte da Faperj (2000), assim como do Programa Rumos Artes Visuais (1999) e Rumos Dança (2009). Foi premiado no 8º Salão da Bahia (2001) com o Prêmio “O Artista Pesquisador” do MAC de Niterói (2001), e nomeado para o Prêmio Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative (2007).
Seu trabalho habita tanto museus quanto em festivais de performance, teatro e dança. Groisman
tem se destacado em mostras e exposições no Brasil e no exterior por suas
performances colaborativas que se colocam para o público-participante como
verdadeiros jogos relacionais de troca lúdica e experiência sensória.
Sua pesquisa é desenvolvida a
partir de estudos poéticos e práticos sobre o corpo e o movimento, e a
interdisciplinaridade de seu trabalho o tem levado a se apresentar tanto
em festivais de dança contemporânea como em mostras de artes visuais, entre
outras iniciativas.
2001 a 2012
Sirva-se
- Perfomance/Oficina/Jogo -
Criação: Michel Groisman e Gabriela Duvivier
Sirva-se é uma vivência de jogos em grupo,
utilizando a água como veiculo de comunicação entre as pessoas. Para conduzir a
água (e ser conduzido por ela !) utilizamos os copos especiais que são
adaptados às diferentes partes do corpo de cada um.
http://www.youtube.com/watch?v=SrlzWgmSCVs - Em Petrópolis-RJ
"Em Sirva-se as pessoas são orientadas a
colocar no próprio corpo uma quantidade determinada de copos em uma posição
específica. Após isso, conforme as instruções, cada um é desafiado a descobrir,
investigando a si mesmo, qual a movimentação corporal necessária para passar a
água de um copo para o outro. Após certo período são propostas novas
combinações de copos, novos enigmas corporais."
3ª bienal Sesc de Dança - 2002 / Sesc Santos-SP
----------------------3ª bienal Sesc de Dança - 2002 / Sesc Santos-SP
2005
Performance Sirva-Se, 2004, Michel GroismanDia 16 de abril, às 16h
Local: Arena (piso 2M) / Itaú Cultural - SP
Duração: cerca de 3 horas
Local: Arena (piso 2M) / Itaú Cultural - SP
Duração: cerca de 3 horas
Michel Groisman realiza performance na exposição "O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira" - Itau Cultural-SP
Como parte da exposição O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira - aberta à visitação gratuita até 29 de maio, no Itaú Cultural -, o artista Michel Groisman apresenta a performance Sirva-se, dia 16 de abril (sábado), a partir das 16 horas. O tema da exposição - e questão central da arte contemporânea - é o foco da obra do artista, que usa o seu próprio corpo e de voluntários como suporte de sua arte.
Para preparar a performance, o artista está recrutando 10 pessoas. Sirva-se será realizada na Arena, onde os 10 inscritos e o público serão convidados a experimentar os instrumentos de investigação corporal desenvolvidos por Groisman. São artefatos com o formato de copos, com seis alças, que podem ser adaptados ao corpo de diferentes modos. Groisman orienta cada pessoa sobre o modo de "vestir" os copos no corpo. Então, cada um se serve, colocando um pouco de água em um dos seus copos. A partir daí, deve deixar que a água guie os seus movimentos. Ao passar de copo em copo, a água gera uma movimentação corporal, revelando novos caminhos do corpo. A atividade pode durar até 3 horas e a quantidade de participantes é limitada, mas o público que comparecer também pode ser convidado a participar, conforme o andamento da sessão. Por este motivo o artista recomenda que os interessados em participar levem peças de roupa extras, para o caso de se molharem.
Trajetória do artista
Michel Groisman (Rio de Janeiro RJ 1972) graduou-se em educação artística, com habilitação em música, pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1996. Fez cursos de arte com Guida Bueno e Luiz Ernesto, na EAV/Parque Lage, entre 1986 e 1992, e com Luiz Pizarro, no Museu de Arte Moderna, entre 1986 e 1987, no Rio de Janeiro. Entre as performances que realiza destacam-se: Cabeçânus, Somamão, Degustador e Libélula, no Teatro Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 1996; e Trilho, com a M. Groisman Cia. de Dança, no Studio Casa de Pedra, Rio de Janeiro, 1998. Publicou o liga-pontos erótico na revista CEP 20.000 e foto do jogo Polvo na revista O Carioca, em 1998. Realizou as mostras individuais Ovo Ambiente, Zíper Óculos e Chaveiro Molar, na Loja Matias Marcier, Rio de Janeiro, 1998. Expôs no Panorama da Arte Brasileira, São Paulo, 1999, e Rio de Janeiro, 2000. Foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais edição 1999/2000.
-----------------------
2011
Sirva-se
Mediativos e Seus Dispositivos de InteraçãoSesc Vila Mariana - maio/junho
Intervenções e performances que interagem com o público. Nesta semana, será apresentado "Sirva-se", com Michel Groisman e Gabriela Duvivier. Sesc Vila Mariana - pça. de eventos - r. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 5080-3000. Sirva-se, sáb. e dom.: 12h30. 120 min.
Dia(s) 14/05, 15/05, 21/05, 22/05, 28/05, 29/05, 04/06, 05/06 Sábados e domingos, às 12h30.
"As ações que integram a série correspondem a proposições interativas dos artistas-mediadores Carlos Barmak, Michel Groisman, Alberto Tembo e Guilherme Teixeira. Promovendo situações de encontro, estes criadores-agenciadores aproximam-se do público, presencialmente, operando mediante as lógicas da participação e do diálogo, para a partir daí propor e vivenciar experiências artísticas coletivas. As relações interpessoais - e os intercâmbios e descobertas daí provenientes - constituem o motivo principal dos processos, que assumem o caráter de acontecimentos.
"Sempre que eu me apresentava com Transferência, acontecia das pessoas manifestarem o desejo de experimentar os meus equipamentos corporais. Sirva-se nasceu deste desejo. Trata-se de uma experiência em grupo na qual os participantes são convidados a colocar copos em variadas partes do próprio corpo – copos que eu mesmo desenvolvi com esta finalidade. Então, com os copos posicionados, utilizamos a água como um meio de comunicação entre as pessoas, passando a água de um para o outro de diferentes modos. A partir da idéia de não interromper o fluir da água, os participantes descobrem a importância de confiar e cooperar um com o outro."
---------------------
2012
Oficina de Dança "Sirva-se"
---------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO DE RICARDO
performer e videoartista, graduado em Artes Cênicas pela UFRGS e diretor da Cia. Espaço em BRANCO, de Porto Alegre (RS). Mestre em Artes pela UNICAMP.
http://www.processoshibridos.blogspot.com.br/ Blog da Oficina/Lab
ENTREVISTA:
Performance como resposta para Michele Rolim (4 partes)
Parte 1
Parte 3
As outras 2 partes estão no You Tube,no canal do João:
http://www.youtube.com/user/joaodericardo
É Isso.
Oficina de Dança "Sirva-se"
1º de abril (domingo) - 14h30 - OFICINA ESCOLA AS MÃOS DE LUZ (Vale dos Peões s/n° Lumiar)
Informações: (22) 25424496 / 25424199 / borbaluzlu@yahoo.com.br
Levar roupa para participar da oficina.
Informações: (22) 25424496 / 25424199 / borbaluzlu@yahoo.com.br
Levar roupa para participar da oficina.
Já experimentou passar a água com o ombro para outra pessoa receber com o calcanhar?
Em "Sirva-se", os artistas Michel Groisman e Gabriela Duvivier propõe uma experiência em grupo composta de jogos utilizando a água como veículo de comunicação entre uma pessoa e outra. Ao longo da atividade, os participantes são convidados a adaptar os copos (que foram especialmente produzidos para isto) em diferentes partes do corpo e, através do simples gesto de passar a água de um participante para o outro, são propostas questões como “confiança”, “cooperação”, “silêncio” e “fluxo”.
SIRVA-SE já foi realizada em diferentes lugares como: Skirball Cultural Center (Los Angeles), PS 122 (New York), In Transit (Berlin), La Ferme du Buisson (Paris), 29a Bienal de São Paulo (São Paulo) e Festival Transperformance (RJ), entre outros.
---------------------------------------------------------------------------------------------
JOÃO DE RICARDO
performer e videoartista, graduado em Artes Cênicas pela UFRGS e diretor da Cia. Espaço em BRANCO, de Porto Alegre (RS). Mestre em Artes pela UNICAMP.
...já ministrou oficinas de Performance aqui na capital paulistana em ago/set 2011, no Centro Cultural Amácio Mazzaropi, levando edições desse laboratório que agora se encontra na VII edição:
Performance: Processos Híbridos de Criação pretende potencializar a criatividade dos participantes nos campos teórico e prático, enfocando a fusão de diversas linguagens como o teatro, as artes visuais, a performance arte e a videoarte.
ENTREVISTA:
Performance como resposta para Michele Rolim (4 partes)
Parte 1
Parte 3
As outras 2 partes estão no You Tube,no canal do João:
http://www.youtube.com/user/joaodericardo
É Isso.